/-
Quem Somos
Uma História de arrojo e pioneirismo

Em 5 de Agosto de 1945, quando o Estado Novo de Getúlio Vargas chegava ao fim, um grupo de cirurgiões dentistas ansiosos por uma redemocratização do país, liderados pelo Prof. Arlindo Soares de Azevedo, fundou a APCD - Regional de Araraquara - com o nome de Associação Odontológica de Araraquara, a A.O.A. Sua ata de fundação registra a escolha dos nomes para a primeira diretoria por aclamação - o Prof. Arlindo Soares como presidente, o Prof. Raphael Lia Rolfsen como secretário e o cirurgião dentista Orlando de Carvalho, como tesoureiro, além de um Conselho Fiscal constituído pelos doutores Hélio de Lima Veiga, Walter Zaniolo, Hemenegildo Palamone e Ricieri Cefaly - e um corpo associativo com 33 cirurgiões dentistas.

Segundo o Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen, a tranqüila Araraquara da época ainda nem contava com os bairros do Jardim Primavera, Quitandinha e São José e limitava-se a pouco além da Igreja de Santo Antonio, na Vila Xavier. A Faculdade de Farmácia e Odontologia já existia desde 1923.Pouco mais de vinte consultórios dentários, dois laboratórios de prótese, um depósito de artigos odontológicos e três aparelhos de raio-X especializados: era tudo o que Araraquara possuía na área odontológica, numa época em que técnicas e materiais odontológicos apenas começavam a ser desenvolvidos e a própria Odontologia passava por grande evolução.

Assim, como os outros profissionais liberais pouco se comunicavam, também os dentistas restringiam suas atividades aos seus consultórios e respectivos círculos familiares. Profissional competente, sociável e amigo de todos, o Prof. Arlindo começou a mudar esse quadro visitando seus colegas e propondo a criação de uma entidade de classe que unisse a todos. Duas eram as reivindicações principais: uma lista de preços mínimos que fosse respeitada por todos e uma campanha contra os dentistas práticos.
Já no ano seguinte à sua fundação, mais precisamente em 15 de Junho de 1946, a diretoria da então A.O.A. reuniu-se para decidir sobre a realização da Primeira Semana Odontológica de Araraquara. Também foram convidados, para apoiar a iniciativa e participar da comissão organizadora, a Faculdade de Odontologia de Araraquara e o Centro Acadêmico "Sampaio Vidal". O evento incluiu ainda a exposição comercial de 19 empresas de artigos odontológicos, o que, juntamente com a participação financeira da prefeitura municipal, garantiu uma receita pouco maior que as despesas.

O Imparcial, jornal local, publicou a respeito: "...será um acontecimento que marcará época nos círculos profissionais da cidade, assim como terá a sua devida projeção nos anais da odontologia brasileira...". Também o Correio Popular e publicações como O Estado de São Paulo, Folha da Manhã e Diário de São Paulo destacaram o acontecimento.

Em 1978 nascia a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), hoje um dos centros de excelência em odontologia mais conceituados do Brasil, com um corpo docente de alto nível
e cursos de espcialização reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia e Aperfeiçoamento.

Atualmente, a APCD - Regional de Araraquara - possui estrutura eficiente, propiciando grandes vantagens aos seus associados: organização de Jornadas Odontológicas anuais e ciclos de palestras mensais sem custo de inscrição para os associados; Sede Social com diversos serviços oferecidos gratuitamente e Sede de Campo com estrutura completa para lazer, esporte e entretenimento.

Home | Quem Somos | Convênios | Estrutura | Programação Científica | Álbum de Fotos | Salão de Festas
Matérias Científicas | EAP - Cursos | Diretoria | Aniversariantes do Mês | Links Relacionados | Código CID 10 | Como Chegar | News Letter | Contato

Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas - Regional de Araraquara
Endereço: Rua 9 de Julho, 2340 - Centro - Araraquara/SP
Desenvolvido por WAB